O Câmbio tem o principal objetivo de levar a energia do motor para as rodas, por isso é primordial que ele esteja funcionando 100% e seu mau funcionamento é um risco a todos passageiros. Atualmente há dois tipos de câmbio
• Câmbio Manual: É o modelo tradicional em que é necessário pisar na embreagem para mudar de marcha. Por ser um modelo mais antigo sua manutenção é mais barata e simples, pois o desgaste dos freios e fluídos é menor, entretanto o desgaste da embreagem é maior neles devido o uso constante.
• Câmbio Automático: É o modelo mais atual cuja marcha possui de 4 (P, R, N e D) a 6 (L e S) instâncias, e a troca de marcha é realizada automaticamente, com inclusive a opção de limitar a marcha (1, 2 e 3). Esse modelo gasta mais fluido de óleo e exige mão de obra capacitada.
Se seu câmbio está patinando, embreagem travando, pedal rígido e/ou ruídos, são sinais que seu câmbio está com defeito e precisa ser corrigido.