Freios ABS e Convencional


Se anda, tem que parar



Freio Convencional (Tambor e Disco): É o tipo comum em que a frenagem ocorre de forma brusca através do travamento das rodas. Este tipo de freio são hidráulicos em veículos leves e pneumáticos (ar) em veículos pesados.

Freio ABS: Diferente dos modelos convencionais, o ABS é mais eficiente por permitir mais controle na frenagem através da redução gradual de velocidade e ainda podendo desviar do trajeto.

A falha em uma das peças resultará em falha pelo sistema, por isso é importante estar atento aos sinais de desgaste nos componentes. Os sinais são:

• Desvios para algum lado durante a frenagem, por falha nos êmbolos da pinça por conta de desgaste prematuro em algumas das pastilhas;

• Mangueira presa causando vibrações e alterações no pedal durante a frenagem;

• Ruído agudos persistentes devido a má instalação de lonas e pastilhas;

• Pedal muito duro ou baixo devido a vazamento no sistema hidráulico ou desgaste no componente do cilindro mestre.